Transporte Passivo
Conceito de Difusão: É o nome dado ao transporte de soluto entre os dois lados da membrana (Nome dos solventes: Meio intracelular: Citoplasma. Meio extracelular: Interstício)
Conceito de soluto: É o movimento de substancias denominadas solutos (EX: K+, Na+, Cl- entre outros).
Conceito de solvente: É a água do nosso corpo que dissolve os solutos.
Tipos de Transporte Passivo:
Difusão Simples
Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. A passagem de substâncias, através da membrana, se dá em resposta ao gradiente de concentração.
Para um melhor entendimento citarei a seguir um exemplo do nosso dia-a-dia:
Imagine que você está na integração às 18:00h, neste horário existe uma grande concentração de pessoas aguardando o ônibus. Boa parte destas pessoas esperam pelo mesmo ônibus que você e quando ele chega, já vazio as pessoas tendem a empurrar umas às outras para entrar no ônibus, sendo assim você facilmente é empurrado para dentro do ônibus sem gasto algum de energia, saindo do lugar de grande concentração de pessoas para o de menor concentração.
Difusão Facilitada
Consiste no movimento das moléculas do soluto, através de uma proteína carreadora que “carrega” a substância para a célula.
A velocidade da difusão facilitada não é proporcional à concentração da substância. Aumentando-se a concentração, atinge-se um ponto de saturação, a partir do qual a entrada obedece à difusão simples. Isto sugere a existência de uma molécula transportadora chamada permease na membrana. Quando todas as permeases estão sendo utilizadas, a velocidade não pode aumentar. Como alguns solutos diferentes podem competir pela mesma permease, a presença de um dificulta a passagem do outro.
Qual a diferença entre a difusão simples e a