transporte passivo
Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Não envolve nenhum gasto de energia.
C:
A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.
Solução Hipertônica:
É aquela que apresenta uma maior concentração de solutos no ambiente externo, de modo que uma célula nesta solução começa a perder água devido à diferença de pressão. A saída da água celular continua até que a pressão osmótica do meio externo e da célula sejam iguais. Como exemplo podemos citar o que ocorre com uma folha de alface ao ser temperada com vinagre, sal e azeite. A folha vegeral perderá sua água para o meio na tentativa de equilibrá-lo até entrar em plasmólise (retração do protoplasma).
- Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto em relação ao meio intracelular;
Transporte Passivo por Osmose
Toda vez que ocorrer uma diferença na concentração de duas soluções, o solvente vai sair da solução que é menos concentrada para a que é mais concentrada. A osmose é a difusão do solvente (água) com a ajuda de uma membrana semipermeável, ou seja, aquela onde só passa o solvente. O procedimento ocorre como se a solução que é mais concentrada estivesse atraindo água da solução menos concentrada.
B:
Difusão Facilitada
Esse processo ocorre quando uma substância passa pela membrana da célula com o auxílio das proteínas. Esse procedimento depende do tamanho da molécula e também a capacidade de dissolver em lipídios. As moléculas que são pequenas e lipossolúveis (oxigênio, nitrogênio e gás carbônico) conseguem atravessar a camada lipídica sem dificuldades. A água também consegue passar graças a sua pequena molécula. As que são maiores e não lipossolúveis (glicose e íons), tem que passar pelas proteínas da membrana que ajudam a realizar o processo.
Chamamos de difusão o movimento livre de partículas contidas