Transporte fluvial
Fábio Henrique Dias Máximo1, Nelson Kuwahara2, Suellen Pimentel de Freitas3 (1) Esp., Universidade Federal do Amazonas - UFAM e-mail: dias.maximo@gmail.com (2) Dr., Universidade Federal do Amazonas - UFAM e-mail: nelsonk@ufam.edu.br (3) Esp., Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e-mail: suefrei@gmail.com
Ergonomia, transporte fluvial, carga.
A ergonomia no transporte deve ser vista não somente como agente que aumenta a segurança, mas também como um contribuinte para o aumento da velocidade das atividades, no caso o transporte fluvial de cargas de APL’s na Amazônia, tal intervenção diminuiria os custos e viabilizaria tais produtos nos mercados na capital.
Ergonomics, transportation, goods.
Ergonomics in the transport should be seen not only as an agent that increases security, but also as a contributor to the increased speed of activity, where the transportation of goods of APL's the Amazon, such intervention would reduce costs and make possible such products markets in the capital.
1. Introdução
A transferência de cargas entre embarcações e o sistema portuário regional são analisados para expor problemas ocorridos durante atividades dos trabalhadores. As análises são baseadas em metodologia ergonômica; evidenciando situação atual do trabalho, e como estas deficiências impedem o desenvolvimento da economia dos Arranjos Produtivos Locais - APL`S. Ressalta-se que estes dependem do transporte aquaviário para circulação de pessoas e produtos dentro do sistema portuário de Manaus.
descobertas dos continentes e hoje é visto como uma grande alternativa de transporte de cargas a longo curso devido a sua capacidade e segurança, pois, é o meio de transporte que provoca menor impacto ambiental comparativamente com outros