Origem do número pi
O π (pi) é a relação entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro, na Geometria euclidiana. É um número irracional e é uma das constantes matemáticas mais importante. É empregado frequentemente na matemática, física e engenharia. O valor numérico de π, truncado em suas primeiras cifras, é o seguinte:
π ≈ 3,14159265358979323846...
A notação com a letra grega π provém da inicial das palavras de origem grega "περιφέρεια" (periferia) e "περίµετρον" (perímetro ) de um círculo. Esta notação foi usada pela primeira vez em 1706 pelo matemático William Jones e popularizada pelo matemático Leonhard Euler, em sua obra “Introdução ao cálculo infinitesimal” de 1748.
História do cálculo do valor de π
A busca do maior número de decimais do valor de π tem exigido um esforço constante de numerosos cientistas ao longo da história. Algumas aproximações históricas do valor de π são as seguintes:
Antigo Egito
O valor aproximado de π nas antigas culturas, remonta a época do escriba egípcio Ahmes no ano de 1800 a.C., descrito no papiro Rhind, onde se emprega um valor aproximado de π afirmando que: a área de um círculo é similar a área de um quadrado, cujo lado é igual ao diâmetro do círculo diminuído em 1/9, isto é, igual a 8/9 do diâmetro.
Em anotação moderna:
Mesopotâmia
Alguns matemáticos mesopotâmicos empregavam, no cálculo de segmentos, valores de π igual a 3, alcançando, em alguns casos, valores mais aproximados, como o de 3 + 1/8.
Referências bíblicas
Uma das referências indiretas m ais antigas do valor aproximado de π se pode encontrar em um versículo da Bíblia:
“Fez fundir assim mesmo um mar de dez braças de um lado ao outro, perfeitamente redondo. Tinha cinco braças de altura e ao seu redor um cordão de trinta braças” I Reis 7:23
Uma citação similar pode ser encontrada em II Crônicas 4:2. Nela aparece em uma lista de requerimentos para a construção do Grande Templo de Salomão, construído em 950 a.C. Ambas as