Transporte Dutoviario
1. Minerodutos
O mineroduto nas 2 últimas décadas ganhou um reforço em seu empregono transporte de granéis sólidos, como o minério de ferro e o carvão mineralem mistura com a água, de modo a formar uma pasta fluida, nos chamadosminerodutos e carbodutos. Seu uso eficiente exige operação continuada e emconseqüência volumes significativos, tendo como lado positivo a pequenainterferência com a ocupação do solo e a expressiva segurança dos produtosem relação a ações externas ao sistema e à poluição ambiental. Nos minerodutos podem haver o transporte destes produtos: Sal-gema,Minério de ferro e Concentrado Fosfático.
2. Gasoduto
O uso de gasodutos para o tranporte de gás natural é a solução maisutilizada. Um gasoduto é uma tubulação onde o gás natural é introduzido sobpressão, por meio de compressores.Como o fluxo do gás nas tubulações causa perda de carga pelo atrito, acada trecho é necessária uma retomada de pressão, a fim de garantir acontinuidade do transporte.Para realizar esse trabalho, são instaladas Estações de Compressão. Ocálculo para determinar sua localização leva em conta o compromisso deentrega do gás natural na exata pressão contratada.As Estações de Entrega são os locais de distribuição do gás natural apartir da linha-tronco do Gasoduto. Desses pontos partem as redes dedistribuição que abastecem as indústrias e termoelétricas.
3.Oleoduto
Oleoduto é uma tubulação fechada que é utilizada para transportar petróleo e seus derivados. O fluido é movido de um lugar a outro através de umsistema de pressão. Os oleodutos têm duas desvantagens: não se pode mudar o percurso nem parar o caminho.
OS TIPOS DE DUTOS
Dutos Subterrâneos
Os dutos subterrâneos são aqueles enterrados para serem maisprotegidos contra intempéries, contra acidentes provocados por outros veículose máquinas agrícolas, e também, contra a curiosidade e vandalismo por partede moradores vizinhos à linha dutoviária. Estes