Transporte Dutoviario
TRANSPORTE DUTOVIÁRIO (TDU)
1.
INTRODUÇÃO
Caracterizado pela pouca flexibilidade, os gerentes que estão envolvidos funcionalmente com o modal dutoviário necessitam, quase obrigatoriamente, relacionarem-se com gerentes de outros modais ou funções logísticas. Essa relação, aparentemente simples, é extremamente crítica, considerando a concorrência natural entre gerentes de organizações ou departamentos distintos.
A empregabilidade cresce de importância, por ser um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um gerente importante para sua organização.
Comentários negativos podem comprometer o perfil de gerentes e dificultar a progressão funcional. Segue, abaixo, algumas sugestões para reflexão, que podem ser aplicadas a qualquer tipo de gerência: - seja criativo nos seus erros. Não repita os mesmos erros;
- não tente demonstrar conhecimento e converse assuntos que seja do conhecimento do seu interlocutor; - usar sempre o “nós”e não o “eu”;respeitar a individualidade do próximo e usar, sempre que possível, a empatia;
- não super valorizar as diferenças, mas sim as igualdades e concordâncias;
- ser proativo, pensando na sua solução antes que ela aconteça. O problema fica menor se tratado com antecedência;
- seja coerente e isso ajudará a construção de uma relação de confiaça;
- cumpra sempre o que prometer;
- selecione a forma e o momento de dar boas e más notícias;
Recordando Saint-Exupèry, “o essencial é realmente invisível para os olhos”. Use o sentimento e a razão de maneira equilibrada e tente realizar o que conseguir imaginar. Nada será impossível para um gerente que seja arrastado por suas convicções. Quem busca só poder fica sozinho com o poder. As organizações valorizam as pessoas visivelmente interessadas e não acomodadas. Construa.
2.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TRANSPORTE DUTOVIÁRIO NO BRASIL E
NO MUNDO.
a. PRIMEIROS DUTOS
Com o surgimento das primeiras cidades da