Transporte do Acidentado
TRABALHO DE PRIMEIROS SOCORROS
VARZEA GRANDE
2014
TRANSPORTE DO ACIDENTADO
Extricação é um termo muito utilizado em resgate, salvamento e medicina pré-hospitalar emgeral. Extricar significa: "retirar uma vítima de um local do qual ela não pode, ou não deve sair por seus próprios meios". Rolar uma vítima para a prancha longa, instalar um KED ou um colar cervical ,são manobras de extricação. Em muitas situações, especialmente no caso de acidentes automobilísticos, a extricação da vítima pode ser um processo delicado e complexo. Um típico exemplo é o da vítima presa às ferragens. Nesta circunstância é clássica a máxima: "não retira-se a vítima das ferragens, retira-se as ferragens de entorno à vítima". Para um procedimento de extricação técnico e seguro, além dos cuidados básicos como avaliação da cena, é fundamental a existência de equipamentos e profissionais específicos.
Transporte do Acidentado
Conceito:
Remoção da vítima de um local perigoso para um local seguro e deve ser feito por pessoas treinadas e em algumas situações com equipamentos especiais.
Indicações:
Vítimas inconscientes.
Vítimas com queimaduras grandes.
Hemorrágicos.
Envenenados.
Chocados.
Vítimas sob suspeita de fraturas, luxações e entorses.
Cuidados:
Tem que verificar o que é mais grave no momento.
Observar os sinais vitais.
Controlar hemorragia.
Imobilizar (se houver suspeita de fratura).
Evitar ou controlar estado de choque.
Manter o corpo da vítima em linha reta.
Cada parte do corpo deve ser apoiada.
Em caso de suspeita de envenenamento, não deixar a vítima andar.
Tipos de Transporte:
Transporte de vítimas em maca
Deve ser utilizado em situações nas quais a vítima precisará ser deslocada para um local mais seguro ou em locais sem possibilidade de chegada de socorro adequado. Deve-se disponibilizar quatro ou mais socorristas.
Pode ser utilizada uma maca de