transporte de acidentados
Turma: TR1P30 e TR1Q30 (Radiologia noturno) UNIP
Transporte de Acidentados
Antes de remover o acidentado deve-se:
Avaliar os riscos do local eminimiza-los para que, o socorrista não se torne uma vítima.
1. Nível de consciência
2. Desobstrução das vias aéreas;
3. Verificar se a vítima está respirando:(ver ouvir e sentir)
4. Controle de hemorragia;
5. Imobilizar os pontos suspeitos de fraturas;
6. Evitar ou controlar o estado de choque.
Como levantar a vítima com segurança
Se o ferido tiver de ser levantado antes de um exame para verificação das lesões, cadaparte de seu corpo deve ser apoiada. O corpo tem de ser mantido sempre em linha reta, não devendo ser curvada.Fazendo o controle da coluna cervical.
Ao remover um ferido para um local ondepossa ser usada a maca, adote o método deuma, duas ou três pessoas para o transporteda vítima, dependendo do tipo e da gravidadeda lesão, da ajuda disponível e do local (escadas, paredes, passagens estreitas, etc.)
Os métodos que empregam um ou doissocorristas são ideais para transportar umapessoa que esteja inconsciente devido aafogamento ou asfixia. Todavia, não servempara carregar um ferido com suspeita defraturas ou outras lesões graves. Em taiscasos, use sempre o método de trêssocorristas.
Socorrista 1: segura a cabeça da vítima.
Socorrista 2: posiciona-se na lateral da vítima, na altura do tronco, colocando uma das mãos no ombro contralateral e a outra mão na região pélvica contralateral.
Socorrista 3: posiciona-se na mesma lateral que o Socorrista 2, na altura dos membros inferiores da vítima; coloca uma das mãos na região pélvica, numa posição acima da mão do Socorrista 2 e a outra mão na altura do terço médio da perna.
Socorrista 4: após certificar-se que todos estão na posição correta, faz a contagem combinada pela equipe em voz alta e todos ao mesmo tempo, efetuam o rolamento em monobloco da vítima.
Transporte commaca