Transporte coletivo
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RODRIGO TELCH DOS SANTOS
ADRIANO sobrenome
OQUE É UMA BOA ARQUITETURA?
CRICIÚMA, AGOSTO DE 2010.
RODRIGO TELCH DOS SANTOS
O que é uma boa arquitetura?
O presente trabalho foi elaborado a partir do debate feito em aula sobre o tema ‘’o que é uma boa arquitetura?’’ Aplicado pelo professor Eduardo Nogueira Giovanni, monitor da disciplina de Ensaio Teórico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo sul Catarinense – UNESC.
CRICIÚMA, AGOSTO DE 2010. INTRODUÇÃO:
Uma boa arquitetura vai além das expectativas básicas, responde as necessidades com inovação, quebra paradigmas ou simplesmente é tão adequado ao ambiente que pode passar despercebido Um exemplo prático é o terminal central de criciúma, muito bem implantado parecendo repousar sobre o terreno. Tendo uma parte de sua arquitetura subterrânea, que nela se configura os acessos e uma grande parte do comércio de criciúma.
CRICIÚMA, AGOSTO DE 2010.
O sistema de transporte urbano de Criciúma é um sistema modelo nos pais e no exterior, que teve a sua modernização a partir da implantação em 1996 do sistema integrado de transporte dividindo as linhas em troncal, alimentadoras e interbairros. No ano de 2004 foi implantado o sistema de bilhetagem eletrônica continuando a modernização do sistema do transporte coletivo urbano.
Com uma preocupação cada vez maior cada vez maior com a modernização do sistema, foram implantadas catracas eletrônicas e um pouco mais tarde as plataformas para cadeirantes implantados nos ônibus do sistema modelo de transporte coletivo.
O Sistema conta com três Terminais de Integração: Próspera, Centro e Pinheirinho que recebem as linhas alimentadoras, fazendo em seguida a redistribuição dos passageiros para outras linhas.
A linha expressa opera nos horários de pico, interligando os terminais, sem parada intermediária, reduzindo assim o tempo