Transporte Aquaviário
Desde o princípio da historia da humanidade que o ser humano utilizou pequenas embarcações marítimas e fluviais para se deslocar de um lugar para o outro a procura de melhores condições de vida. Diante de sua inteligência, o homem procurou ampliar seus conhecimentos de navegação, construindo embarcações maiores que permitissem embarcar mais gentes e chegar a lugares ainda mais distantes. Essa evolução das embarcações fez com que povos conquistassem terras, descobrissem novos continentes e iniciassem um comércio intercontinental.
O comércio demanda eficiência na produção e na negociação das mercadorias. A colocação de produtos no mercado exige o aproveitamento adequado dos meios de transporte disponíveis. O transporte é fator fundamental na definição do custo final da mercadoria e no atendimento das condições de prazo e entrega.
O transporte aquaviário consiste no deslocamento de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios.
TRANSPORTE FLUVIAL
As hidrovias são um meio de transporte utilizado sobre as águas de grandes rios e lagos navegáveis que receberam algum tipo de melhoria, sinalização e/ou balizamento para que um determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via. Trata-se de caminhos pré-determinados pelo tráfego sobre as águas, cuja sua principal função é a de realizar o transporte de pessoas e, principalmente, de mercadorias.
Através das hidrovias consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias. Nelas são transportados produtos como: minérios, cascalhos, areia, carvão, ferro, grãos e outros produtos não perecíveis. Geralmente, a preferência é transportar produtos que tenham um baixo valor por peso, a exemplo do minério de