Criando a Primeira Aplicação com o Zend Framework 2
Framework 2
O Zend Framework é uma estrutura de aplicações MVC extremamente robusta e configurável, que permite a criação de aplicações de alto nível. Para que o desenvolvedor tenha a total liberdade na criação de seus aplicativos, apesar de ser definidos padrões, pode-se ser utilizadas estruturas diferentes, senso assim necessárias diversas configurações antes de ter seu primeiro aplicativo funcional. As configurações do Zend Framework são baseadas em vetores (arrays), sendo assim um entendimento destes é bastante valioso no aprendizado desta plataforma WEB.
Passo 1 – Utilizar o esqueleto de aplicação do Zend Framework
É disponibilizado na internet a Zend Skelleton Application entretando esta não funionará no IIS visto que o zend utilizada um conceito de URL Rewrite e este recurso é habilitado no IIS com um arquivo chamado ‘web.config’ diferente do apache que é o ‘httpd.conf’, sendo assil foi preparado um arquivo baseado na skelleton application com as configurações necessárias e disponibilizado para que seja utilizado com o WebMatrix.
Descompacte o arquivo ‘ZendFrameworkApplication.rar’ e nomeie sua pasta como ‘ZF-PrimeiraAplicacao’.
Abra o WebMatrix e selecione ‘Abrir->Pasta’ selecionando a pasta com a estrutura da aplicação Zend.
Passo 2 – Criando a estrutura básica da nossa aplicação
Despois do passo anterior nós já temos a estrutura básica de uma aplicação do Zend Framework, cbe-nos agora delinear a estrutura do nosso primeiro módulo visto que o ZF possui o conceito de módulo onde podemos criar unidades modulares e reutilizáveis, por exemplo um múdulo de cadastro de clientes que poderia ser utilizado em diversas aplicações.
Mesmo o Zend sendo bastante flexível quanto à sua estrutura de diretórios vamos utilizar a estrutura recomendada a fim de manter compatibilidade entre as documentações existentes.
Todo modulo do ZF fica no diretório ‘module’ sendo assim criaremos lá uma pasta para o