Transporte aereo
Goiânia, 19 de janeiro de 2.012.
Nome: Kleiton Queiroz de Carvalho.
Disciplina: Metodologia científica.
Tema: Acesso aeroportuário em Goiânia
1. Referencial teórico 2.1 Introdução
As formas de acesso aos aeroportos tanto do Brasil como do mundo vem sendo levantada por diversos autores, as pesquisas mostram que em diversos aeroportos o tempo de viagem gosto para chegar aos mesmos vem aumentando proporcionalmente à medida que a demanda pelo serviço aéreo cresce. No Brasil o problema é levantado principalmente devido aos eventos que irão ocorrer, a copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016.
Nesse estudo busca levantar maneiras para facilitar o acesso por vias terrestres ao aeroporto Santa Genoveva em Goiânia. Pois mesmo a cidade não sendo sede dos eventos a cidade é uma alternativa para quem ira presenciar a capo do mundo em Brasília. 2. Implantação de acesso terrestre de grande porte no aeroporto de Goiânia.
O objetivo do estudo é mostrar que a união de outros modais, como o ferroviário, diminua o tempo de acesso ao aeroporto e a poluição ambiental.
“Hoje em dia, um dos maiores desafios é tornar eficiente o acesso/egresso aeroportuário que tem sido feito, essencialmente, por carros. O crescimento urbano e o aumento no número de veículos nas redes de tráfego rodoviário no entorno do aeroporto reduz a confiabilidade deste empreendimento e aumenta a degradação ambiental do seu entorno (CAVES, GOSLING, 1999 apud HUMPHREYS, ISON, 2005)”.
3.2 Como realizar a implantação.
Estudos de diversos autores mostram que a implantação de meios para melhorar o acesso é difícil de definir, pois é necessário verificar itens como: geografia do lugar, onde o aeroporto esta instalado; comercio ao redor do aeroporto ou até mesmo dentro do mesmo. Ou seja, “Os grandes aeroportos são lugares de trânsito, seja de passageiros, seja de mercadorias, para onde convergem fluxos importantes vindos ou partindo e outros que se dispersam