Logistica empresarial
O meio empresarial está vivenciando uma fase em que a competitividade esta cada vez mais acirrada nos diversos segmentos de mercado, isto devido a globalização econômica que tem se acompanhado.
Neste ambiente as empresas têm buscado alternativas para manter sua competitividade através de dois tipos básicos de vantagem competitiva: menor custo e diferenciação nos serviços.
Portanto, não basta às empresas tentarem se sustentar apenas na marca de seu produto; a qualidade também é um ponto muito importante. Qualidade entendida não apenas do produto, mas qualidade também no nível de serviço oferecido aos clientes, isto faz com que surjam canais alternativo,s tal como a logística com o intuito de auxiliar a empresa tornar-se competitiva.
Para que a logística possa obter êxito é necessário considerar um fator muito importante que é a capacitação e o treinamento. Deve haver a capacitação de profissionais nesta área para que estes possam desenvolver e aplicar programas de treinamento aos funcionários destas empresas. Mas, para alcançar o objetivo proposto, é necessário haver o comprometimento e a conscientização por parte das pessoas envolvidas no processo.
No que se trata de pesquisas e publicações científicas, encontram-se vários estudos que tratam de problemas logísticos funcionais, como roteirização e dimensionamento de frota de veículos, localização, dimensionamento e layout de armazéns, seleção de fornecedores etc. Em contrapartida são escassos estudos direcionados à integração das atividades logísticas na empresa, à quantificação e definição do nível de serviços aos clientes, transportadores e à integração de todos estes fatores dentro da cadeia logística.
Em outras palavras, a execução das atividades relativas à movimentação de materiais e ao fluxo de informações, é feita de forma segmentada. Este enfoque fracionado incutido nas empresas traz algumas conseqüências nocivas:
_ Ciclos logísticos de