Termoquimica
A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
A Entalpia calcula o calor de um sistema, é a forma mais usada de expressar o conteúdo calorífico de um componente em uma reação química. A variação da Entalpia está na diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, sendo assim, o calor de uma reação corresponde ao calor liberado ou absorvido em uma reação.
Reações exotérmicas e endotérmicas
As reações que liberam calor para o ambiente externo são denominadas reações exotérmicas. Já as reações que absorvem calor do meio externo são as reações endotérmicas.
Exemplos:
Reações Endotérmicas:
A cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sobre o fogo está passando por uma reação endotérmica.
A água, que na forma de gelo, absorve calor e vira água, que absorve calor e vira vapor, e esse calor é a chamada entalpia (o delta H).
Outro exemplo é o da água oxigenada, que ao contato da luz solar, se decompõe e se torna H2O + O2, por isso que se você abrir uma garrafa de água oxigenada, e colocá-la em contato com o sol, você perceberá que irá sair bolhas de seu interior.
A fotossíntese realizada pelas plantas é um exemplo de reação endotérmica, pois só se realiza por meio de um fornecimento contínuo de energia.
Reações Exotérmicas:
A reação de combustão que perde calor para o ambiente externo, é um exemplo de reação exotérmica.
A lenha queimando numa lareira libera o calor que nos aquece.
A gasolina queimando libera o calor que acaba movimentando um carro.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
FONTES: http://www.brasilescola.com/quimica/termoquimica.htm