Transponder
Quando o radar transponder recebe um sinal ele é enviado de volta a um código transponder (ou "código squawk"). Isto é referido como "Modo 3A" ou mais comumente "Modo A". Um código transponder pode ser emparelhado com informação de altitude, que é chamado de "Modo C". Modo 3A e C são utilizadas para ajudar os controladores de tráfego aéreo para identificar a aeronave e para manter a separação entre elas. O transponder “Modo S” tem informações difundidas sobre os aviões para os radares de vigilância secundários (SSR), receptores TCAS a bordo de aeronaves e para o sistema ADS-B SSR. Foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial para fins militares, e em 1950 foi adaptado para o uso da aviação civil.
TCAS - Traffic alert and Collision Avoidance System
É um dispositivo de Alerta de Tráfego e Colisão, projetado para reduzir o perigo de colisão entre duas ou mais aeronaves durante o voo. O TCAS monitora o espaço aéreo ao redor de uma aeronave, independentemente do controle de tráfico aéreo, e alerta o piloto da presença de outro avião em sua área e que possa apresentar ameaça de colisão.
O TCAS envolve a comunicação eletrônica entre todas as aeronaves equipadas com um transponder apropriado. Ele "interroga" todos os outros TCAS das aeronaves que estejam ao seu alcance, e todas as outras aeronaves "respondem" à solicitação, este ciclo ocorre várias vezes por segundo. Através dessa troca de informações, o computador interno do TCAS monta um mapa tridimensional das aeronaves no espaço adjacente, utilizando a localização, rumo, altitude e velocidade. Com esses dados o sistema então projeta a posição futura de todas as aeronaves, determinando os riscos potenciais