Transplantes
Teoria: caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma obra relatando as suas descobertas e formulando leis gerais sobre o funcionamento da psique.
Método de investigação: caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto através de acções e palavras ou através das produções imaginárias, como os sonhos, os delirios, as associações livres.
Prática profissional: refere-se á forma de tratamento psicológico que visa a cura ou o auto-conhecimento.
DESCOBERTA DO INCONSCIENTE O esquecido era sempre algo penoso para o paciente, e era exactamente por isso que havia sido esquecido. Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixa dar livre curso ás suas ideias, observa que, muitas vezes, eles ficavam envergonhados com algumas ideias que lhes ocorriam.
Resistência: força psíquica que se opunha a revelar um pensamento.
Repressão: processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia dolorosa que está na origem do sintoma. 1ª TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO Esta teoria diz a respeito de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente. Foi a primeira concepção dada por Freud sobre o funcionamento da personalidade. Inconsciente: é o "É o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Conteúdos reprimidos que não tem acesso ao pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas, ou seja, o inconsciente tem