Transplante e doação de órgãos
Introdução 4
1. Transplante e Doação de Órgãos 5
1.1 Conceito 5
1.2 Tipos de Transplantes 5
1.3 Dos Órgãos e Tecidos 5
1.4 Transfusão de Sangue 7
2. Doação de Órgãos de Anencéfalos 8
2.1 Considerações Éticas 9
3. Eutanásia 10
3.1 O Mal que a Eutanásia pode fazer 11
3.2 O Bem que a Eutanásia pode fazer 12
4. Transplante Inter - vivos 13
Conclusão 15
Bibliografia 17
Introdução
A morte de um ente querido é sempre uma situação difícil para toda a família, mas é justamente nesse momento crucial que a perda pode ser transformada em um ato de esperança ao dar uma nova vida para pessoas que passam anos na fila de espera por um transplante de órgãos, só que este ato envolve muitas questões éticas e legais.
O termo “transplante” corresponde à retirada de órgãos e partes do corpo humano para aproveitamento, com fins terapêutico e de tratamento, em seres da mesma espécie.
A professora Maria Celeste Cordeiro Leite Santos esclarece que o transplante:
Trata-se de uma técnica cirúrgica denominada cirurgia substitutiva, que se caracteriza em essência porque se introduz no corpo do paciente um órgão ou tecido pertencente a outro ser humano, vivo ou falecido, com o fim de substituir a outros da mesma entidade pertencente ao receptor, porém, que tenham perdido total ou sensivelmente sua função.
Inúmeros assuntos surgiram no decorrer desta pesquisa, o livre do consentimento do doador de órgãos e tecidos humanos, a anuência, em todos os sentidos, do receptor dos órgãos e tecidos, o comércio de órgãos e tecidos e sua proibição, assim como, os assuntos referentes à doação de órgãos e tecidos dos recém-nascidos anencéfalos.
A primeira parte do trabalho conceitua os diferentes tipos de transplantes de órgãos e suas implicações legais e éticas, a segunda parte trata dos temas subjacentes, já nomeados.
A metodologia utilizada neste texto foi a pesquisa bibliográfica, pois a mesma oferece