Transplante de rim
Um transplante de rim é uma cirurgia realizada por um cirurgião na qual um rim saudável de outra pessoa (doador) é colocado no seu corpo para substituir seus rins que não funcionam mais. Rins transplantados vêm de duas fontes:
Doadores vivos – podem ser parentes ou não parentes
Doadores mortos – pessoas que decidem doar seus órgãos ao morrer
O transplante é apenas um tratamento para doença renal, não a cura. Nem todos podem receber um rim transplantado. Médicos, assistentes sociais e um coordenador de transplantes avaliarão sua saúde geral. Para que você seja considerado para um transplante, vários exames serão realizados. Os exames servirão para avaliar seu coração, pulmões e outras funções de seu corpo.
O tempo que o paciente terá que esperar vai depender dos seguintes itens:
Número de rins disponíveis
Raridade de seu tipo de sangue
Sua saúde geral
Quanto tempo você está na lista
Como é feito o transplante de rim
Novo rim
O novo rim será colocado próximo ao osso dos quadris. Seus vasos sanguíneos e ureter são conectados ao rim transplantado. Seus próprios rins em geral não são removidos.
O sangue do doador é testado para garantir que esteja livre de doenças que poderiam ser transmitidas em um transplante renal. O centro de transplantes também testará seu sangue para verificar se o rim doado é aceitável para você (compatível). A cirurgia de transplante pode então ser realizada. Após a cirurgia você passará vários dias no hospital e várias semanas em casa em recuperação.
Pode levar alguns dias e até algumas semanas até que seu novo rim comece a funcionar. Você deve continuar com a diálise até que seu novo rim comece a funcionar.
Prevenindo a rejeição ao rim com medicamentos
Você terá que tomar medicamentos para prevenir a rejeição durante todos os dias pelo tempo em que seu rim transplantado funcionar. A rejeição significa que seu corpo está tentando se livrar de algo