Transplante de Orgãos
Transplante é um tratamento que consiste na substituição de um órgão ou de um tecido doente de uma pessoa (chamada de receptor) por outro sadio, de um doador vivo ou falecido.
O transplante pode prolongar e melhorar a qualidade de vida. O transplantado – aquele que recebe o órgão ou o tecido – necessitará de cuidados médicos constantes e fará uso de medicamentos pelo resto da vida. Esse tratamento poderá oferecer a cura da doença ou transformar um problema de saúde incontrolável em outro sobre o qual se tem controle.
Milhares de pessoas com alguma doença cujo único tratamento é o transplante podem ser beneficiadas, sejam elas crianças, jovens ou adultos. Em geral, são aquelas que apresentam uma doença irreversível, crônica ou aguda, mais comumente no rim, fígado, pâncreas, pulmão ou coração, além de tecidos como a córnea e a medula óssea.
Transplante de Coração
O que é:
O transplante de coração, também chamado de transplante cardíaco, é caracterizado pela substituição do coração por um outro, vindo de um outro indivíduo.
Como é feito um transplante de coração
O transplante de coração é feito por uma equipe médica especializada, dentro de um hospital devidamente equipado. Existem 2 tipos de transplante do coração, num deles o coração é totalmente removido e no seu lugar é colocado o novo órgão, e na outra técnica, deixa-se parte do coração do indivíduo e por cima dele, coloca-se o outro coração.
O transplante cardíaco demora horas e durante todo o período o indivíduo deverá estar sedado e respirando com o auxílio de aparelhos. Após o transplante o indivíduo deverá permanecer internado no hospital por cerca de 1 mês para recuperar-se e para evitar infecções.
Tranplantes de Rins
Os rins recebem sangue através das artérias renais, ramos da aorta que vem diretamente do coração. Depois que circulou pelo grande número de vasos existentes nesses órgãos, livre das toxinas, o sangue sai pelas veias renais rumo ao coração e a urina desce