A Divisão do Antigo testamento
O VELHO TESTAMENTO está subdividido em:
Pentateuco
Livros Históricos
Livros Sapienciais ou Poéticos
Livros Proféticos
O Pentateuco ou Torah (a Lei) como é chamado pelos Judeus - é formado por 5 livros que são:
Genêsis, Exôdo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Gênesis: Bereshit nome judaico que significa “No ínicio” - Narra a história das origens da humanidade (criação de Adão a Noé) e do povo hebreu.
Êxodo: Shemôth do Hebraico que significa “Nomes” – o termo Êxodo foi dado na Septuaginta Grega, que procurava intitular livros a partir do seu conteúdo; a idéia é Saida, narrando a históra do povo hebreu a partir de sua saída do Egito e a aliança com o Senhor através do Decálogo.
Levítico- Va-Yikra do Hebraico, que significa “E chamou” – Livro teocrático, instrui os levitas sobre o culto; todos os servidores eram da tribo de Levi e os sacerdotes, em especial, da família de Aarão, mas também é um núcleo da legislação mosaica, relacionando leis civis e religiosas.
Números – Bamidbar do Hebraico: “No ermo” - da primeira palavra do texto - Seu nome vem das listas de números e nomes sobre as famílias do povo hebreu, sendo uma espécie de censo; repete parte do Êxodo e apresenta outras leis e prescrições. Deuteronômio – Significa “Segunda Lei” ou “Repetição da Lei”. Repete ou complementa os capítulos 20 a 23 de Êxodo; relata os últimos fatos da vida de Moisés e sua morte, relata os discursos de Moisés, que reforçam a idéia da obediência, do amor, do servir a Deus.
Livros Históricos – São 12 canônicos e mais 4 deuterocanônicos
Josué, Juízes, Rute, Samuel I e II, Reis I e II, Crônicas I e II, Esdras, Neemias(também classificados como Esdras II), Tobias e Judite (deuterocânonicos), Ester, Macabeus I e II (deuterocanônicos). Livros Sapienciais ou Poéticos – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria (deuterocanônico), Eclesiástico (deuterocanônico).
Livros Proféticos
Profetas Maiores: