Transplante de Orgãos e tecidos
Neste trabalho vamos apresentar sobre transplantes de órgãos e tecidos. É um procedimento cirúrgico que procura substituir um órgão doente por outro normal de um doador compatível ou até mesmo alguém que tenha falecido recentemente.
Trata-se de um assunto bastante elaborado e com bastante complexidade. Os transplantes podem trazer benefícios a pessoas que afectadas por doenças, que de outro modo seriam incuráveis, ou até mesmo por acidentes. Este tipo de transferências pressupõe diversos riscos, tais como, rejeição do órgão transplantado ou mesmo complicações em órgãos vitais.
Devido a agentes patogénicos pode haver rejeição por parte do sistema imunitário. Quando o organismo é invadido por uma agente patogénico, desencadeiam-se mecanismos de defesa o que permite ao organismo reconhecer corpos estranhos ou anormais, neutralizando-os e eliminando-os.
O primeiro transplante cardíaco que teve notoriedade na mídia foi feito na África do sul no ano de: 1967.
Após seis meses já em 1968, o mesmo transplante foi feito no Brasil, no Hospital de Clinicas de São Paulo, em João Ferreira Cunha, ficou conhecido como: “João Boiadeiro”, ele sobreviveu 27 dias logo após a cirurgia.
Baby Fae, uma recém nascida com problemas cardíacos, foi o primeiro ser humano a receber um órgão (coração) de um babuíno
João Ferreira Cunha, mais conhecido como “João Boiadeiro”, com problemas cardíacos recebe o primeiro transplante feito no Brasil em 1968, João sobreviveu 27 dias após a cirurgia.
Em 1984, Fae foi a primeira criança a receber órgão de um macaco (babuíno). Sobreviveu durante 20 dias.
A morte de um ente querido é sempre uma situação difícil para toda a família, mas é justamente nesse momento crucial que a perda pode ser transformada em um ato de esperança ao dar uma nova vida para pessoas que passam anos na fila de espera por um transplante de órgãos.
História
O primeiro transplante bem sucedido de órgãos aconteceu em