Transplante de células da medula óssea no tratamento de Cardiopatia Chagásica Crônica
•
A cardiopatia chagásica crônica é uma doença causada pelo Trypanosoma Cruzi, que não possui nenhum tratamento eficaz e é a causadora da maioria das mortes por insuficiência cardíaca na América
Latina. É caracterizada por uma resposta inflamatória que leva à destruição progressiva do miocárdio, resultando em cardiomegalia (crescimento do coração) e insuficiência cardíaca congestiva, levando à morte dos indivíduos infectados.
Transplante de células da medula óssea
•
Uma nova estratégia surgiu na tentativa de reparar ou diminuir os danos causados ao miocárdio de pacientes com forma crônica cardíaca. Tratase do transplante de células da medula óssea obtidas do próprio indivíduo a ser tratado, que pode levar à melhora funcional e da qualidade de vida dos pacientes.
• Medicina regenerativa
•
A célula-tronco é uma célula indiferenciada, capaz de proliferar e de originar outras células-tronco (autoregeneração) e células diferenciadas com capacidade de se diferenciar, originando células diferenciadas com capacidade funcional normal.
Células-Tronco Embrionárias
A partir de células-tronco embrionárias, podemos cultivar de forma controlada os mais diferentes tipos celulares, abrindo a possibilidade de expandir ou construir in vitro tecidos e órgãos, tornando viável a bioengenharia tecidual.
Células-Tronco nos organismos adultos Organismos adultos têm a capacidade de auto-regenerar
determinados tecidos como a pele, o epitélio intestinal e principalmente o sangue;
Processo de Hematopoiese;
Células-tronco não são apenas multipotentes, são também pluripotentes e podem gerar células de outros órgãos e tecidos; Experiência em camundongos;
Duas novas ideia: geração de células musculares esqueléticas e migração das células medulares;
Capacidade proliferativa e de diferenciação de células-tronco em organismos adultos.
Aplicações de terapias com célulastronco