Transpiração
nome
Cidade,
Mês e Ano
Transpiração é o processo em que a água contida em certo corpo é eliminada para equilibrar a temperatura do meio interno, que se encontra em alta elevação, e do meio externo. Apesar de todos os indivíduos que contem água em sua composição realizarem a transpiração, nos seres humanos esse processo vital.
Na maioria dos indivíduos, o calor gerado pelas funções vitais causa um inevitável aumento de temperatura. A transpiração é o meio em que o corpo encontra para eliminam parte do calor produzido pelas funções. Em alguns mamíferos a transpiração ocorre através do suor.
O Suor é produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. No corpo de um ser humano há cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas em quase todas as regiões. O suor é composto principalmente de água, mas podem-se encontrar substâncias que são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas.
O suor tem função refrigerante para corpo, de forma que o corpo não esquente de forma excessiva. Ao suar o individuo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ao realizar um esforço muscular, desta forma contribuindo para a manutenção da temperatura corporal.
Para ocorrer a transpiração a glândula sudorípara produz o suor, em uma parte espiralizada, que se liga a um ducto que liga a glândula ao meio exterior, na superfície da pele. As células nervosas do sistema nervoso se conectam as glândulas sudoríparas que são classificadas como: Écrinas e Apócrinas.
As glândulas écrinas são encontradas em tordo corpo principalmente na palma das mãos e plantas dos pés e testa. São glândulas pequenas, ativas desde o nascimento do individuo.
As glândulas apócrinas são encontradas em todo o corpo, principalmente nas axilas. Essas glândulas terminam em folículos capilares. São glândulas grandes que só se ativam na puberdade, ricas em ácidos graxos que fazem o suor ter um aspecto amarelado. Por esse motivo existe