Dissertação :cotas raciais em universidades
Acredita-se que as cotas raciais são um modelo de ação que foi implantado em certos países com a intenção de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre as etnias. Algo que serve para reverter o racismo histórico contra algumas classes étnicas. As cotas raciais no Brasil foram implantadas, nas universidades, com o propósito de diminuir as diferenças sociais, causada por todo um sistema escravagista proveniente do século XVIII.
Porém a maior das controvérsias a respeito das cotas raciais seria quem, realmente, teria o direito a tais políticas. Para ser beneficiada a pessoa precisa assinar um termo de Autodeclaração da Raça e, algumas vezes, passar por uma comissão de avaliadores (uma entrevista), que se baseia em critérios objetivos, que decidiria se essa pessoa teria o direito ás cotas. Essa “entrevista” é a parte que mais gera discussão quando se fala sobre as cotas raciais. Pode-se considerar o caso, que ocorreu em 2007, em que gêmeos univitelinos foram considerados como de raças diferentes ao passarem por uma entrevista na Universidade de Brasília, um deles teve o direito de concorrer pelo sistema de cotas raciais e o outro não.
Desse modo, podemos ver que Sua adesão no Brasil pode resultar em tipos diversos de discriminações e beneficiar pessoas ao prejudicar