Cotas Minha Reda O
As cotas raciais e para deficientes são justas?
Um dos assuntos mais comentados e criticados do momento são as cotas raciais e para deficientes, pois na mesma hora que ajuda uns, prejudica outros. O sistema de cotas no Brasil permite que a população possa ingressar nas universidades públicas e privadas.
Isso funciona graças a um projeto de lei que garante que jovens façam a prova e conforme a sua raça, renda e outros fatores , consigam com mais facilidade entrar na faculdade. Enquanto o estado oferece privilégios a algumas pessoas como por exemplo, negros, está sendo imprudente com o restante da sociedade. Em vez de dar oportunidade destes fazerem as provas com os mesmos direitos que os demais acaba, tirando o mérito de quem realmente estudou e perdeu a chance de passar or não estar incluído nas cotas.
As cotas desta forma estão arruinando em partes a sociedade, pois para entrar em faculdade deve ser por mérito próprio , não por cota, pena, raça, etnia, credo, mas sim por esforço de si mesmo. Já quando se refere a empresa e a trabalho sou a favor pois tem determinados donos que tem preconceito contra os deficientes e negros, não dando a oportunidade para eles entrarem para o mercado de trabalho através de seu esforço.
Portanto , as cotas deveriam existir e validar apenas para o trabalho e não para provas de vestibulares, pois um negro e deficientes possuem a mesma inteligência e capacidade que um branco ou alguém que não se inclui nas cotas, a partir dai não haveria injustiça para o restante da sociedade.