Plexo Braquial
O plexo braquial é responsével pela inervação sensitiva e motora do membro superior; é uma importante rede nervosa que supre o membro superior. Trata-se de uma estrutura periférica amplamente abordada em procedimentos clínicos e cirúrgicos. Dessa forma, o plexo é avaliado para o diagnóstico de lesões ortopédicas, como a compressão neurovascular da artéria subclávia e do plexo braquial causada pela síndrome do desfiladeiro torácico. Ademais, constitui alvo de bloqueios anestésicos para cirurgias de extremidades superiores proximais, tais como os bloqueios interescalênico e interesternocleidomastoideo. O plexo braquial é um conjunto de 5 raízes nervosas que saem da medula ao nível da região cervical, pescoço, para formarem todos os nervos que dão movimentos aos membros superiores. Essas raízes se misturam entre si terminando nos principais nervos do membro superior. Nervo Supra escapular - primeiro nervo terminal que inerva os músculo localizados atrás da omoplata que levanta o braço da posição colada ao corpo até 60º. Nasce na junção das raízes C5 e C6. Nervo Músculo Cutâneo - formado por fibras provenientes de C5 e C6. Inerva os músculos que dobram o braço e suas fibras terminais dão sensibilidade a parte do braço. Nervo Axilar - formado por fibras provenientes de C5 e C6. Inerva os músculos do ombro que levantam o braço além dos 60º.
Nervo Radial - formado por fibras provenientes de C5 a D1, ou seja, todas as raízes que formam o plexo braquial. O maior contigente de suas fibras é em C7, por isso uma paralisia de extensão do punho e dos dedos se diz de C7. Inerva todos os músculos extensores, abrem o braço, levantam o punho e os dedos. É responsável pela sensibilidade de parte do dorso da mão.
Nervo Mediano - formado por fibras provenientes de C6 a D1. Responsável pelos músculos que fecham o punho e os dedos, localizados no ante braço e também chamados músculos extrínsecos, fora da mão e músculos