transmissão
É o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
Cada linha de transmissão possui um nível de tensão nominal, onde encontramos valores até de 750 quilovolt, com diversos estudos e protótipos em 1 a 1,2 MV. As linhas de distribuição são usualmente na faixa de 13,8 quilovolt no Brasil. Para a conversão entre níveis de tensão, são usados como equipamento fundamental o transformador de potência. Os transformadores de grande porte (para grandes elevações ou diminuições na tensão do sistema) encontram- se normalmente nas subestações.
Componentes de um sistema de transmissão: torres, isoladores, subestações.
Distribuição de Energia Elétrica
A energia elétrica utilizada em nossas casas nas indústrias chega por meio de uma corrente alternada. Esta corrente é produzida nas grandes centrais elétricas por geradores. Estes geradores são dispositivos que transformam uma forma qualquer de energia elétrica.
Energia Hidrelétrica ou Hídrica
É a energia proveniente do movimento das águas doces.
Quando chove nas montanhas a água se junta e acumula-se nos rios e ribeiras que se deslocam para o mar.
A energia é produzida aproveitando o potencial hidráulico que existe nos rios, usando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificial, como desvio do curso original do rio.
A energia hídrica tem como base a energia solar, uma vez que, é devido a este que ocorre o ciclo da água.
Energia Eólica
A energia eólica é a energia produzida pelo vento, captada com a ajuda de aero geradora e que pode ser aproveitada diretamente ou ser transformada em outros tipos de energia, como por exemplo, a energia elétrica.
Esta forma de energia é uma alternativa às energias que utilizam os combustíveis fósseis como, por exemplo, o carvão e o petróleo.
Os lugares mais apropriados