DIFERENÇA ENTRE COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
Introdução
A Química orgânica é o estudo dos compostos de carbono. Nos compostos orgânicos os átomos de carbono estão unidos entre si formando estruturas de cadeia aberta ou compostos cíclicos. Os compostos cíclicos que possuem pelo menos um átomo no anel que não o carbono (um heteroátomo) são chamados heterocíclicos. Os heteroátomos usualmente encontrados o oxigênio, o nitrogênio ou o enxofre. As principais diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos são mostradas no quadro abaixo:
Compostos inorgânicos
Compostos orgânicos
Elementos envolvidos
Todos os elementos conhecidos
C, H, O, N, S, halogênios e alguns metais.
Tipo de lig. predominante
Iônica
Covalente
Catalisador
Reações normalmente não necessitam
Geralmente sim
Mecanismo de reação
Iônico
Vários
Propriedades físicas
a) Ponto de fusão
b) Ponto de ebulição
c) Solubilidade
d) Condutividade
Maior que 700C
Alto
Água
Eletrólito (condutor)
Menor que 300C
Baixo
Solventes orgânicos (álcool éter, benzeno, acetona etc.).
Não eletrólito
Número de compostos
Aprox. 600.000
> 10.000.000 Procedimento:
1- Comportamento frente ao aquecimento: Em lados opostos de uma cápsula de porcelana ou chapa metálica, colocam-se pequenas quantidades de cloreto de sódio e açúcar. O material é aquecido diretamente no bico de Bunsen (por cima). Anote suas observações (coloração, odor, formato, textura, etc).
2- Prova de combustão (demonstração)
De forma semelhante ao experimento 1, o professor aquecerá uma pequena quantidade de naftaleno na capela. Anote suas observações.
3- Comprovação da presença de carbono em compostos orgânicos
Em um tubo de ensaio mistura-se uma espátula de açúcar com uma de óxido de cobre II previamente pulverizado. Aquece-se o tubo de ensaio 1 com um bico de Bunsen e borbulha-se o gás desprendido em no segundo tubo contendo uma solução de hidróxido de bário (Figura 1). Anote suas