Transmissão de calor por condução
Nos líquidos e nos gases, a condução térmica é baixa. Por esse motivo é que os gases são utilizados como isolantes térmicos.
LEI DA CONDUÇÃO TÉRMICA
Em regime estacionário, o fluxo de calor por condução num material homogêneo é diretamente proporcional à área da seção. transversal atravessada e à diferença de temperatura entre os extremos, e inversamente proporcional à espessura da camada considerada.
Esse enunciado é conhecido como lei Fourier, expressa pela equação: A constante de proporcionalidade K depende da natureza, sendo denominada, coeficiente de condutibilidade térmica. Seu valor é elevado para os bons condutores, como os metais, e baixo para os isolantes térmicos.
Exemplos:
Prata: 0,99cal/s . cm . ºC
Alumínio: 0,50cal/s . cm . ºC
Ferro: 0,16cal/s . cm . ºC
Água: 0,0014cal/s . cm . ºC
Lã: 0,000086cal/s . cm . ºC
Ar seco: 0,000061cal/s . cm . ºC
A condução acontece principalmente em meios sólidos e essa forma de transferência de calor ocorre em razão do contato das partículas (átomos, elétrons e moléculas) que formam o corpo. Imagine a seguinte situação: com uma barra metálica em mãos, coloque uma de suas extremidades em uma fonte de calor (uma chama de fogo, por exemplo). Em minutos você perceberá que a outra extremidade da barra estará quente e você não conseguirá segurá-la. Mas o que aconteceu para que a outra extremidade da barra esquentasse? Acontece que o calor