Calor por condução experimento
Alexandrina Ramos Frinhani, Francielly Cardoso da Silva, Francildes Antonia Gonçalves Flores arf.azevedo@insidebr.net Resumo
A pesquisa objetivou evidenciar que um trabalho experimental realizado com materiais e situações do dia-a-dia, contribui significativamente para o aprendizado do aluno. Utilizando uma metodologia com três questionários aplicados em momentos distintos, sem explicação, com explicação oral e outro com montagem do experimento, respectivamente, os alunos mostraram um desempenho que partiu de 47% para 87% de acertos, comprovando que quando estimulados por um experimento, constroem o conhecimento de forma muito mais sólida.
Palavras-chave: calor, condução, aprendizado, analogia. 1. Introdução
Acredita-se que o homem utiliza o fogo há cerca de 1 milhão de anos, mas só aprendeu a produzi-lo e controlá-lo há10 mil anos. Inicialmente descobriu que atritando gravetos ou pedras próximas à palha seca podia gerar calor, faíscas e fogo. O fogo foi a primeira fonte de energia descoberta e conscientemente controlada pelo homem. [1]
O calor é definido como uma forma de energia que é transferida de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. Pode-se transmitir essa energia de três maneiras distintas: por condução, convecção ou radiação [2].
Neste trabalho trataremos especificamente sobre a transferência de calor por condução. Esta forma de transferência de calor acontece de partículas mais energéticas para partículas de menor energia de um meio devido às interações que o correm entre elas. Esta energia está relacionada à vibração e movimento das moléculas ou átomos. “Quando as moléculas colidem, a energia é transferida das mais energéticas para as de menor energia. A temperatura num ponto está relacionada com a energia das moléculas naquele ponto. Maiores temperaturas significam regiões de maiores energias moleculares”.[3].