Transmissor
Este instrumento é utilizado na medição contínua do nível de produtos líquidos ou sólidos armazenados em tanques ou silos de diferentes formatos ou dimensões.
O único componente que se encontra em contato com o processo é uma haste, que juntamente com um circuito eletrônico são responsáveis pela medição do nível. Nenhuma parte móvel está presente uma vez que a medição é totalmente baseada na variação de capacitância formada pelo conjunto haste (do instrumento), produto e parede do tanque (ou uma haste auxiliar/referência).
O medidor pode ter a haste fabricada em diferentes tipos de materiais e revestimentos além de possuir versões específicas para áreas classificadas, para altas temperaturas.
Apresentando características como fácil instalação e manuseio, este transmissor tem como principal vantagem sua grande versatilidade, podendo cobrir uma ampla gama de aplicações desde as mais simples como água até as mais complexas como produtos sólidos .
Chave de nível - Diafragma
Este instrumento é utilizado na detecção e controle de nível de silos que armazenam materiais sólidos como grãos, pós, cavacos de madeira, entre outros.
Seu funcionamento, que não necessita de alimentação elétrica, baseia-se na pressão exercida pelo produto sobre o diafragma, ou seja, quando o material atinge o elemento sensor da chave, a saída (contato elétrico) é imediatamente acionada. É possível efetuar um ajuste na sensibilidade em função do tipo de produto (mais ou menos denso).
É instalado externamente ao silo e o diafragma permanece rente à parede interna, não havendo nenhum outro componente intrusivo. O diafragma é o único elemento que entra em contato com o processo. Se o instrumento necessitar de qualquer tipo de manutenção, esta pode ser efetuada totalmente pelo lado externo do silo, não sendo preciso retirar toda a chave do local instalado.
Apresenta diferentes materiais para o diafragma (como Aço Inox, PTFE ou Neoprene) e versões para áreas