transmissaõ de energia elétrica
Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos.
O transporte de energia elétrica é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
A transmissão de energia é dividida em duas faixas: a transmissão propriamente dita, para potências mais elevadas e ligando grandes centros e centrais de distribuição, e a distribuição, usada dentro de centros urbanos, por exemplo, para levar a energia de uma central de distribuição até os consumidores finais.
Para a conversão entre níveis de tensão entre centrais de distribuição e as residências e os comércios, são usados transformadores pois a energia transportada por grandes redes e cabos são de altíssima tensão. Em uma residência poderia queimar equipamentos, por exemplo. Desta forma, a energia transportada tem que ser transformada para chegar às residências e outros tipos de usuário para que ela possa ser usada.
Para o transporte da energia, existem elementos básicos para que ela aconteça. São três esses elementos básicos: cabos, que conduzem propriamente a transmissão de energia; isoladores, que evitam contatos dos cabos que fazem a condução da energia com as torres e postes; e as subestações que garantem administração, manobra e controle de toda a energia transportada e gerenciada para consumo, possibilitando correções e consertos de maneira rápida e eficiente.
Componentes de uma Linha de Transmissão
Os elementos básicos de uma linha de transmissão são os condutores de fase, cabos pára-raios ou cabos de guarda, estrutura e isoladores. A primeira vista pode parecer que são os condutores de fase os principais componentes. Contudo, os demais elementos são igualmente importantes.
Condutores de fase e cabos pára-raios
Os condutores de fase de uma linha de transmissão aéra são condutores nús, i.e, sem isolação. Esses cabos podem ser de alumínio,