Linha de Transmissão de Energia Elétrica
1 INTRODUÇÃO
As definições para a ciência topográfica estão todas direcionadas para explicar o seu principal objetivo que é a obtenção da planta topográfica.
Logo, a Topografia pode ser definida como: A ciência, baseada na geometria e trigonometria plana, que se utiliza medidas horizontais e verticais, com fins de se obter a representação em projeção ortogonal sobre um plano de referência, dos pontos capazes de representar a forma, dimensão e acidentes naturais e artificiais de uma porção limitada do terreno.
Para se atingir esses objetivos executa-se o levantamento topográfico que é um conjunto de operações, realizadas no campo e no escritório, usando-se processos e instrumentos adequados para obtenção de elementos necessários à confecção da planta topográfica.
Ao considerar-se que a ciência é um conjunto de conhecimentos e princípios objetivos e sistemáticos de um fenômeno qualquer, a Topografia é uma ciência, pois guia-se por um conjunto de princípios e métodos científicos, para permitir que as pessoas realizem seu trabalho de forma mais eficiente. Se a arte é a capacidade de realização para obter um resultado desejado, aplicando conhecimento e habilidades, a Topografia também é arte, pois em muitos casos, a criatividade e a execução apropriada, dos princípios e conhecimentos, contribuem para obter as metas desejadas. É também uma técnica, pois constitui de um conjunto de procedimentos e métodos.
É indiscutível a importância da Topografia para as Engenharias. Ao iniciar-se qualquer projeto da construção: civil, elétrica, entre outras, os conhecimentos dos elementos naturais e artificiais que os cercam são fundamentais para sua concepção. Logo, planta topográfica é a primeira e insubstituível ferramenta para o campo de engenharia.
8
1.1 OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar os procedimentos de implantação de um projeto de Linha de Transmissão de Energia Elétrica, sob a ótica da topografia visando