LINHAS DE TRANSMISSÃO EM ALTA TENSÃO
Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação
LINHAS DE TRANSMISSÃO EM ALTA TENSÃO
BELO HORIZONTE
2010
RESUMO
Trabalho oferecido pela disciplina de Campos e Ondas para desenvolver os conhecimentos adquiridos na teoria através de pesquisas e aplicações na engenharia sobre linhas de transmissão em alta tensão.
O trabalho apresentado consiste na evolução das pesquisas internacionais sobre os efeitos nocivos dos campos eletromagnéticos – CEM de baixa freqüência produzidos pelas linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. A EVOLUÇÃO DAS PESQUISAS E A ATUALIZAÇÃO DAS NORMAS 5
3. O BRASIL E AS LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 6
4. CONCLUSÃO 7
5. BIBLIOGRAFIA 7
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho trata da evolução das pesquisas internacionais sobre os efeitos nocivos dos campos eletromagnéticos – CEM de baixa freqüência produzidos pelas linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão. O objetivo da análise neste trabalho é chamar a atenção para a necessidade de se estabelecer novos valores de referência para exposição de seres humanos aos campos magnéticos originados pelas linhas de transmissão de energia de alta tensão. Trabalhadores do setor elétrico e os habitantes das grandes cidades e das áreas rurais ao longo das linhas de transmissão no Brasil não são monitorados para detecção dos efeitos que a contaminação eletromagnética pode causar à saúde.
CEM – Campos Elétricos e Magnéticos que sempre estão presentes quando há transmissão de energia elétrica, sendo CEM de 60 Hz quando se utiliza CA na freqüência de 60 Hz.
Freqüência - é o número de inversões periódicas de sentido da CA, por segundo. A unidade de medida da freqüência é o hertz (Hz) (antigamente