Linhas de Transmisssão
DEFINIÇÃO:
Linha de transmissão é um circuito elétrico que interliga diferentes tipos de subestações (elevadora, abaixadora, de transmissão), cujo objetivo é o transporte da energia elétrica.
Para se caracterizar esse transporte de energia elétrica como linha de transmissão, a tensão da linha deve ser superior a 138kV. Abaixo desses valores, temos linhas de subtransmissão e distribuição.
FUNÇÃO
As bases do sistema elétrico são as geradoras e os consumidores da energia. Na maioria dos casos, a geração ocorre a uma distancia grande do centro consumidor. Para interligar a geração com o centro consumido, são utilizadas as linhas de transmissão, e, para evitar perdas dessa energia durante o trajeto, ela deve ser transportada em tensões elevadas.
Portanto, a linha de transmissão tem a função de transportar a energia elétrica gerada nas usinas geradoras até o centro consumidor, em uma tensão elevada, de modo a evitar maiores perdas.
TERMINOLOGIA
SISTEMA ELÉTRICO
O sistema elétrico engloba todas as partes por onde a energia elétrica passa. Ele compreende, no geral, a geração, a transmissão e o consumo da energia elétrica. A figura 5.1.1 é um esquema simplificado do sistema elétrico.
Figura 5.1.1 – Sistema elétrico simplificado.
OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO (ONS).
Responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional. Regulador das concessionárias.
SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL (SIN).
Sistema formado por concessionárias de todas as regiões do Brasil, que interliga grande parte das usinas e das linhas de transmissão do país. O sistema é operado pela ONS. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do país encontra-se fora do SIN. A figura 5.3.2 representa as linhas e usinas desse sistema.
Figura 5.3.1 – Sistema Interligado Nacional.
CONCESSIONÁRIA
Empresa proprietária ou responsável pela linha de transmissão, que deve manter o seu