Transmissão e distribuição de energia elétrica
Transmissão E Distribuição
Corrente alternada
Energia monofásica é o que você tem em sua casa. Você geralmente fala sobre a instalação elétrica da casa como uma instalação monofásica de 120 volts CA. Se você usar um osciloscópio e olhar a energia encontrada em uma tomada normal da parede de sua casa, verá que a energia na tomada parece uma onda senoidal, e que a onda oscila entre -170 volts e 170 volts (os picos estão na verdade em 170 volts; é a tensão eficaz que é de 120 volts). A freqüência da onda senoidal é de 60 ciclos por segundo (Hertz). Sinais elétricos com estas características são, geralmente, chamados de CA, ou corrente alternada. A alternativa para o sinal CA é o sinal CC, ou corrente contínua. As baterias produzem sinais CC: a corrente elétrica flui em uma única direção, do terminal positivo para o negativo da bateria.
O sinal CA tem pelo menos três vantagens sobre o sinal CC em uma rede de distribuição de energia: * Grandes geradores elétricos geram CA naturalmente; assim, a conversão para CC envolveria uma etapa extra; * Os transformadores devem ter correntes alternadas para operar, e veremos que a rede de distribuição de energia depende dos transformadores; * É fácil converter CA em CC, mas é caro converter CC em CA; então, se você tiver de optar por uma, escolha a CA.
A usina, portanto, produz CA.
Energia trifásica
A usina elétrica produz energia CA em três diferentes fases simultaneamente, sendo que as três possuem 120º de defasagem uma em relação à outra. Há 4 cabos saindo de cada usina elétrica: as três fases mais o neutro ou terra, comum para todas as fases. Se você olhar para as três fases em relação ao terra, em um gráfico, elas teriam a seguinte forma: |
Não