Transmidia - Marvel
Transmidia: Os Vingadores / Marvel
Os Vingadores, a última grande sensação do cinema , teve como um dos motivos de seu sucesso a utilização da estratégia transmídia. O conceito de narrativa transmidiática ficou mundialmente conhecido com o pesquisador norte americano Henry Jenkins, no seu livro Cultura da Convergência.
Os Vingadores é um filme, um desenho animado, uma revista em quadrinhos e um jogo de videogame. Além de cada super herói ter sua história independente dentro do universo da Marvel, em Os Vingadores as histórias se interligam criando uma narrativa inteiramente nova. Na estratégia transmídia as histórias não se repetem. Cada mídia tem uma função específica que permite ampliar o universo narrativo, conectando as ações dos personagens, fazendo com que os fãs busquem novas experiências na plataforma da franquia Marvel.
Um exemplo prático de narrativa transmidiática aplicado no Brasil é a nova estrutura da Folha de São Paulo. O jornal possui a versão impressa e a versão digital. A versão impressa remete à versãoonline que, por sua vez, possui matérias exclusivas. A versão impressa trás limites na exploração da linguagem. No entanto, no site do jornal todo o potencial de outras mídias é devidamente explorado, com podcasts, videocasts, blogs, integração com o Twitter, Facebook, e outras mídias sociais, fotos e vídeos produzidos pelos leitores por meio de seus próprios dispositivos móveis, material interativo no site, matérias mais lidas da semana pelos internautas, etc.
Ou seja, as novas mídias não “mataram” as mídias tradicionais. As mídias tradicionais não morrem, mas são ressignificadas. A versão online não sepultou o jornal impresso. Pelo contrário, as novas e as velhas mídias convergem e coexistem. Esta metodologia de trabalho faz com que o leitor tenha uma experiência de imersão no mundo da notícia, não se limitando a uma perspectiva passiva. O leitor se integra ao universo do jornal, fazendo com que a