Lixo em Gana
A VERGONHA DO SUCESSO
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Petróleo e Gás, Química)
Salvador – BA
2013
O LIXO ELETRÔNICO EM GANA: A VERGONHA DO SUCESSO
Toneladas de lixo eletrônico vindos de países ricos estão envenenando crianças africanas, segundo reportagem recente do site ABC News.com. A região do despejo é Acra, capital de Gana. Lá, o “e-lixo” (como é denominado o lixo proveniente de restos de produtos eletrônicos) contaminado por substâncias tóxicas é reaproveitado e comercializado pelas crianças, que vêem no mercado das peças eletrônicas uma forma de sobrevivência.
Gana tem uma população de 25,2 milhões de pessoas, é um dos 12 países do continente africano considerados os mais pobres do mundo, a fome, a miséria e a mortalidade infantil são problemas antigos neste país, além de enfrentar os seus infinitos desastres Gana para de maneira drástica pelo sucesso dos países desenvolvidos.
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, monitores de Computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras Fotográficas, impressoras entre outros. Este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Para os países desenvolvidos, Gana seria um local adequado para despejar demasiadamente todo esse material. Assim como os moradores de Acra, rios e ecossistemas africanos sofrem as consequências da contaminação desses resíduos, vindos em grande maioria de países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. De acordo com análise realizada pelo Greenpeace (organização não governamental que atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável) no ano de 2010, o solo e o rio desta região têm níveis extremamente