Transição epidemiológica da nutrição
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Transição epidemiológica da nutrição
MANAUS
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Transição epidemiológica da nutrição
MANAUS
2015
Sumário
1. Resumo..............................................................................................03
2. Introdução.........................................................................................04
3. Revisão Bibliográfica.................................................................06 4. Conclusão............................................................................................... 11 5. Referências Bibliográficas................................................................ 12
1. Resumo
O perfil de saúde pública e nutrição da população brasileira são caracterizados por mudanças no perfil alimentar e nutricional da população. Destacando a transição epidemiológica como fator de mortalidade por doenças crônicas e infectocontagiosas. Um aspecto de compreensão no cenário epidemiológico segundo (Filho & Rissini, 2003) mostra que os problemas alimentares e nutricionais seriam decorrentes com o fator de renda nas demais regiões brasileiras.
A situação alimentar e nutricional da população brasileira potencializam influência de renda, saneamento básico e escolaridade (Benício & Monteiro, 1997; Sousa, 1992) fatores este de evolução no cenário epidemiológico e nutricional. Quadro este que revela que o campo da nutrição do Brasil apresenta muitos desdobramentos é atraso econômico e social. Isto é, transição esta que foi responsável pela mudança no índice de mortalidade e fator de risco para as populações padrões de consumo com rápidas modificações e intensas, agravando cada vez mais a transição epidemiológica da nutrição no cenário brasileiro.
As ações que visam sanar estes problemas recorrentes a