Transição Eletronica
Objetivos
A aula no laboratório teve como principal objetivo a identificação da cor da chama de alguns compostos exposto a uma chama.
Introdução Teorica
A transição eletrônica a muito tempo já vendo sendo estudada, um cientista chamado Planck descobriu por meio de experimentos físicos e químicos que a emissão de luz dos compostos exposto em altas temperaturas é por causa da transição eletrônica. Os elétrons estão subdivididos em camadas dentro do átomo, e quando esses elétrons recebem energia que no caso é uma chama eles saltam de camada, assim ficando menos estáveis, para voltarem a seus estados naturais e novamente ficarem estáveis os elétrons liberam energia que é a luz (fótons) que eles expelem. As diferentes cores que aparecem é por causa do frequencia de onda, dependendo do tamanho e comprimento da onda se obtêm uma freqüência diferente, assim conseguimos as diferentes cores de composto para compostos.
Procedimentos Experimental
Primeira pegou-se dois Beckers, um com água e outro com uma solução de HCl mol L-1, em seguida foi lavado a alça de platina passando pelo ácido clorídrico, depois pela água e por aquecido no bico de Bunsen, o processo foi repetido até que se tirasse todas as impurezas.
Depois disso, pegou-se os setes sais que seriam usados no procedimento, LiCl, NaCl, KCl, RbCl, BaCl², CaCl² e SrCl².
Separados os sais pegou-se o LiCl com o auxilio do fio de platina e foi levado a chama do bico de Bunsen, depois da chama se expelida lavou-se a alça de platina no HCl e água até que ficasse totalmente limpa para que não interferisse nos outros sais e esse processo foi repetido com os outros 6 compostos.
Resultados e discussões
Comparando as cores encontradas no teste e na literatura temos algumas divergências:
Sal
Cor na literatura Cor observada
LiCl
Vermelho
Vermelho
NaCl Amarelo
Amarelo
KCl
Violeta
Lilas
CaCl2
Laranja
Laranja
SrCl2
Vermelho