Transição Eletronica
Discente: João Vitor Francisco/ Dhiovana Francini/Daiane Ribeiro
Disciplina/Semestre: Introdução ao laboratório químico
Docente: Fernando Cesar/ Priscila Gonçalves
LONDRINA
2014
RESUMO
Neste relatório serão apresentados os resultados obtidos através das experiências de transição eletrônica, com o objetivo de identificar os sais através de seu aquecimento.
INTRODUÇÃO
Ao realizar a queima dos elementos, obtivemos uma espécie de energia quantizada denomindo-se energia eletromagnética. Para a realização do experimento são necessários alguns equipamentos e reagentes, tais como Um bico de bunsen e determinados tipos de sais.
Segundo teoria de Böhr (Brown,2004), o átomo teria uma eletrosfera composta de camadas energéticas (ou níveis de energia), que conteriam apenas os elétrons que tivessem a energia respectiva de cada nível, e baseado nessa teoria foi descoberta a transição eletrônica, a qual explica o comportamento dos elétrons nas eletrosfera assim que os átomos forem expostos a uma fonte de calor. Na experiência foi possível obtermos a identificação dos elementos químicos (sais) através da chama do bico de bunsen, que é composto por várias zonas de aquecimento. O objetivo do experimento é determinar os sais pela cor que o mesmo apresenta ao ser consumido pela chama.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Bico de bunsen
Alça de platina (Pt)
Becker de 50 ml
Água destilada
Na Cl – Sódio
K Cl – Potássio
Ca SO4 – Cálcio
Sr Cl – Estrôncio
Br Cl2 – Bário
Cu SO4 – Cobre
Li Cl – Lítio
Procedimento Experimental
Foram utilizados um bico de Bunsen e sete reagentes para realizarmos o experimento de transição eletrônica e identificação de sais.
Começa-se o experimento ligando o gás (GLP) e acendendo a chama do bico de bunsen e depois de ajustado, direcione os reagentes com o auxilio da alça de platina, levando um reagente por vez,