Transistores
INTRODUÇÃO
Os transistores pode ser entendido como uma “válvula eletrônica”. Que tem a função de regular o fluxo de elétrons (ou corrente elétrica) em um condutor elétrico da mesma forma que uma válvula hidráulica regula o fluxo de água (ou vazão) em um cano – que, usando a mesma analogia, pode ser considerado um “condutor hidráulico”. Ou seja, totalmente aberta, deixa passar toda a corrente de água. Totalmente fechada, interrompe inteiramente esta corrente. E mantida em qualquer posição intermediária, regula a vazão (ou volume de água que flui na unidade de tempo) entre estes dois limites.
Válvulas eletrônicas fazem essencialmente a mesma coisa com a corrente elétrica, análoga à vazão no exemplo acima. Por isto, nos circuitos eletrônicos usados nos antigos aparelhos de rádio, válvulas eram empregadas como amplificadores de corrente, pois permitiam reproduzir as oscilações da débil corrente elétrica do sinal captado pela antena, ampliando-as até a corrente de maior intensidade exigida pelo alto-falante para reproduzir o som.
Além de amplificar uma corrente elétrica os transistores podem ser usados em circuitos onde assumem apenas as duas posições extremas: totalmente “fechados” ou totalmente “abertos”. Explicando melhor: podem ser ajustados apenas para interromper inteiramente uma corrente elétrica (se “fechado”) ou para deixá-la passar integralmente (quando “aberto”), em uma função idêntica à dos interruptores comuns, destes usados para acender lâmpadas. Se o transistor está aberto, a resposta é “Verdadeiro” e representa o algarismo “um”. Se, ao contrário, estiver fechado, a resposta é “Falso” e representa o algarismo “zero”.
Resumindo: o transistor é o mais importante componente dos circuitos eletrônicos digitais que formam as entranhas de nossos computadores onde sua única função é atuar de forma análoga a um interruptor de corrente controlado eletricamente.
HISTÓRICO
O transistor foi criado em 1948 como resultado das pesquisas conjuntas de