Nefropatia por IgA
1. Considerações Gerais
2.Principais características imunológicas/Patogenia imunológica
3. Manifestações Clínicas
4. Diagnóstico Clínico
5. Diagnóstico Laboratorial
6. Tratamento
1. Considerações Gerais
O que são nefropatias? São doenças que geram lesões nos rins.
O que é a nefropatia por IgA ou Doença de Berger? Trata-se de uma doença, geralmente idiopática (sem a necessidade de uma doença de base), que ocorre pelo depósito do anticoirpo IgA nos rins- mais especificamente nos glomérulos. Esse anticorpo é responsável pela proteção da mucosa das vias aéreas e gastointestinais de infecções virais ou bacterianas. Ele ainda está presente na saliva, lagrimas e leite, representando cerca de 15-20% dos anticorpos no soro humano. Quando ocorre depósito desse anticorpo, oberva-se a migração de células inflamatórias para os glomérulos gerando uma glomerulonefrite. A doença de Berger (lê-se berjê), por haver envolvimento de anticorpos gerando algum dano ao organisno, foi considerada uma doença autoimune
Imagem disponível em: Acesso em 21/02/2013
(Fig1.1 Esquema do anticorpo IgA na forma de dímero)
2.Principais características imunológicas/Patogenia imunológica
a) Conceituação:
Células mesangiais: São células com propriedades contráteis e fagocíticas que se situam na parede de pequenos vasos sanguíneos e ao longo do polo vascular do glomérulo. Essas células produzem a chamada matriz mesangial que dá sustentação entre os tufos capilares glomerulares.
Imagem disponível em: Acesso em 21/02/2013
(Fig.1.2 Microscopia óptica mostrando a diferença entre um rim normal e outro com glomerulonefrite, no qual há maior produção de matriz mesangial, deixando a coloração mais pálida. O rim torna-se simetricamente aumentado)
Imagem disponível em: Acesso em 21/02/2013
( Fig. 1.3 Imunoflorescência mostrando áreas mesangiais positivas para o anticorpo IgA)
b) Nefropatia primária: na doença de Berger, ou glomerulonefrite por