Trabalho de História Aplicada ao Turismo Nacional Brasil e América do Sul
Os dois museus mais visitados do estado de São Paulo são: MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) e o Museu da Língua Portuguesa, respectivamente.
MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
O Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, é um dos principais cartões portais da cidade além de reter um grande acervo de obras provenientes de diferentes países.
Foi inaugurado no ano de 1947, no edifício dos Diários Associados, entretanto outro prédio foi projetado por Lina Bo Bardi e, no fim da década de 60, o museu se mudou para a Avenida Paulista. As novas instalações constam cerca de 74 metros de vão livre para as obras, uma biblioteca e o centro de documentação do MASP. O MASP é considerado o museu de arte mais importante do hemisfério sul. Participa do importante “Clube dos 19”, do qual participam apenas os museus que possuem os acervos de arte europeia mais representativos do século XIX, como Museu d´Orsay de Paris, Metropolitan Museum de Nova York, a Galleria Nazionale d´Arte Moderna de Roma e National Gallery e Tate Gallery de Londres.
O prédio onde se localiza o museu possui 11.000 metros quadrados distribuídos em cinco pavimentos e um acervo com quase 8 000 peças, que já foi avaliado em 1 bilhão de dólares. O museu tanto prédio como acervo são tombados pelo Patrimônio Histórico. O museu abriga grandes nomes das artes plásticas tanto nacionais como internacionais, a riqueza do museu é tamanha que em 2008 foi convidado e hoje integra o “clube dos 19”, que agrupa os museus com os acervos considerados os mais representativos da arte europeia do século XIX.
São destaques internacionais da Coleção do MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, na Escola Italiana. Fazendo referência a arte francesa temos os retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, as Alegorias