Transistores
Resumo: Rio+20 – abreviação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 – é uma oportunidade histórica para definir os caminhos para um mundo mais seguro, igualitário, limpo, verde e próspero para todos.
Vinte anos após a Cúpula da Terra de 1992, no Rio, onde os países adotaram a Agenda 21 – um plano para repensar o crescimento econômico, avançar na igualdade social e assegurar a proteção ambiental – a ONU está novamente reunindo governos, instituições internacionais e major groups para acordar uma série de medidas inteligentes que possam reduzir a pobreza e, ao mesmo tempo, promover o trabalho decente, energia limpa e o uso mais justo e sustentável dos recursos.
A Rio+20 é a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruição do meio ambiente e construir uma ponte para o futuro.
(http://www.onu.org.br/rio20/documentos/)
Comentário:
A criação do Rio + 20 objetiva a oportunidade de uma nova ordem mundial. Sabemos que o nosso mundo é insustentável se mantido o atual padrão de produção, o consumo global e os desequilíbrios ambientais. Essa pode ser a esperança para as gerações futuras e para a continuidade da existência humana na Terra.
Do ponto de vista dos resultados e do que aconteceu lá, acho que temos um balanço bastante positivo, por mais que a maioria fale que o documento final é fraco e superficial. Isso é o que as nações puderam fazer. De que adiantaria estabelecer metas e prazos e ninguém cumprir depois? O documento final pode não ter sido a voz do povo, mas o que cada um levou pra si depois de ter acompanhado todos os eventos que aconteceram é o que vai de fato fazer a diferença no mundo. Sustentabilidade não se faz com decretos. Acho que sensibilizar e conscientizar o maior número de pessoas para o tema ainda é mais importante do que fazer o