Transistores
PASSO 1
Transistor Bipolar
Curva Característica
[pic]
Construção e Simbologia As extremidades são chamadas de emissor e coletor, e a camada central é chamada de base. Os aspectos construtivos simplificados e os símbolos elétricos dos transistores são mostrados na figura abaixo.
[pic] → [pic]
[pic] → [pic] Emissor: Fortemente dopado, com grande número de portadores de carga. O nome emissor vem da propriedade de emitir portadores de carga. Base: Tem uma dopagem média e é muito fina, não conseguindo absorver todos os portadores emitidos pelo emissor. Coletor: Tem uma dopagem leve e é a maior das camadas, sendo o responsável pela coleta dos portadores vindos do emissor. A principal função do transistor é poder controlar a corrente. Montado numa estrutura de cristais semicondutores, forma duas camadas de cristais do mesmo tipo (N) intercaladas por uma camada de cristal do tipo oposto (P), que controla a passagem de corrente entre as outras duas. Para isto é necessário polarizar corretamente as junções do transistor.
Encapsulamento
[pic][pic] [pic]
[pic] [pic]
Aplicações
Como Amplificador. ➢ Polarizado diretamente a junção emissor-base e inversamente a junção base-coletor; ➢ Aumento de corrente da base (IB) aumenta a corrente de coletor (IC); ➢ A corrente IB sendo menor que IC provoca uma grande variação no coletor; ➢ O fato de o transistor funcionar como um amplificador de sinal, denominado ganho de corrente, faz com que ele seja considerado um dispositivo ativo. E pode ser expressado na pela equação a seguir:
[pic]
Como chave. Utilizado nos seus estados de Saturação e Corte, isto é, ele liga conduzindo toda a corrente entre emissor e coletor, ou mesmo desligue sem conduzir nenhuma corrente é conhecido como funcionamento como chave. Abaixo segue um exemplo. Quando S1 é ligada faz