Transistor saturado
O objetivo do experimento constitui-se de duas partes: gerar, analisar e anotar formas de ondas no osciloscópio e analisar o funcionamento de um transistor em saturação,além de determinar o sentido da corrente elétrica que alimenta a carga.
Revisão bibliográfica: Um transistor pode operar como chave eletrônica, bastando para tal polarizá-lo de forma conveniente: corte ou saturação. Quando um transistor está saturado opera como um curto (chave fechada) entre o coletor e o emissor de forma que VCE [pic] 0V e quando está no corte, opera como um circuito aberto (chave aberta) entre o coletor e o emissor, de forma que VCE [pic]VCC. No ponto de saturação (chave fechada) a corrente de base é alta (IB SAT) e no ponto de corte (chave aberta) a corrente de base é zero. Na figura a seguir é apresentada a respectiva reta de carga de um transistor operando como chave:
[pic]
Procedimentos:
Através da utilização de um gerador de sinais e de um osciloscópio, foram produzidas formas de ondas com as seguintes características:
[pic]
Após a análise das ondas, montou-se o circuito da figura 2, com intuito de definir sua função e situação em que o mesmo pode ser utilizado.
[pic]
Em seguida foi montado o circuito da figura 3 ,cujos valores medidos encontram-se na tabela 2. [pic]
Resultados obtidos:
Após montados os circuitos,foram analisadas as medidas e os cálculos teóricos realizados a seguir,.cujos resultados encontram-se tabela 3.observou-se também que o led presente na carga permanece acesso apenas quando a chave do circuito encontra-se na posição A,pois,quando em posição B,não polariza o transistor, pelo fato de não haver corrente em sua base.
[pic][pic]
TABELA 2
Conclusão:
Analisando-se os resultados obtidos,notou-se que os transistores encontram-se em saturação,pelo fato de que seu VCE encontra-se próximo de 0 V e a sua corrente no coletor não aumenta mesmo quando a tensão sobre o transistor é