Transistor bipolar de junção
Rui Lemos AERLIS 2013
TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR
O transistor de junção é um dispositivo que atua como amplificador de corrente Consiste em duas junções PN colocadas em oposição O termo bipolar refere-se ao fato dos portadores lacunas e elétrons participarem do processo do fluxo de corrente
transistor PNP
EMISSOR
E P
COLETOR
P N
B C
Simbologia
BASE
transistor NPN
EMISSOR
C
COLETOR
N P
N
B E
Simbologia
BASE
TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR
Podemos representar o transistor como um circuito T equivalente com diodos, ligados de tal forma a permitir a identificação da polarização das junções
Observa-se que no transistor pnp a junção dos dois catodos do diodo forma a base, que é negativa, sendo o emissor e o coletor positivos, enquanto que no transistor npn a junção dos dois anodos forma a base que é positiva, sendo o emissor e o coletor negativos.
TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR
POLARIZAÇÃO:
Para que um transistor funcione é necessário polarizar correctamente as suas junções, da seguinte forma:
1 - Junção base-emissor: deve ser polarizada directamente 2 - Junção base-coletcor: deve ser polarizada reversamente Esse tipo de polarização deve ser utilizado para qualquer transistor de junção bipolar, seja ele npn ou pnp.
Transistor npn com polarização directa entre base e emissor e polarização reversa entre colector e base.
TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR
POLARIZAÇÃO:
Transistor pnp com polarização directa entre base e emissor e polarização reversa entre colector e base
Observe atentamente nas figuras acima a polaridade das baterias.
TRANSISTOR DE JUNÇÃO BIPOLAR
OPERAÇÃO BÁSICA:
1 - Junção diretamente polarizada: A figura abaixo mostra o desenho de um transistor pnp com a polarização directa entre base e colector. Para estudar o comportamento da junção directamente polarizada, foi retirada a bateria de polarização reversa entre base e colector.