INTRO TRANSISTOR BIPOLAR

1798 palavras 8 páginas
Índice
Introdução 2
1. O Transístor Bipolar 3
1.1 Estrutura E Simbologia 4
1.2 Transistor Bipolar de Junção 5
1.2.1 Modo de Operação do TBJ 5
1.3 Funcionamento 7
1.3.1 Transistor (Zonas de Operação) 7
1.3.3 Zonas de Corte e Saturação 8
1.4 Aplicações Comerciais de Transistores 8
Conclusões 9
Bibliografia 10

Introdução
O presente trabalho retrata sobre o Transistor Bipolar. No final de 1947, uma das maiores invenções já realizadas pelo homem, revolucionaria completamente a eletrônica; o transistor bipolar de junção. Seus inventores, Dr. John Bardeen, Dr. William Schocley e Dr. Walter H. Brattain ganharam por esse trabalho, o prêmio Nobel em 1956.

Com o passar dos anos, a indústria dos dispositivos semicondutores foi crescendo e desenvolvendo componentes e circuitos cada vez mais complexos, a base de díodos. Em 1948, na Bell Telephone, um grupo de pesquisadores, liderados por Shockley, apresentou um dispositivo formado por três camadas de material semicondutor com tipos alternados, ou seja, um dispositivo com duas junções. O dispositivo recebeu o nome de transistor.

1. O Transístor Bipolar
O impacto do transistor, na eletrônica, foi grande, já que a sua capacidade de amplificar sinais elétricos permitiu que em pouco tempo este dispositivo, muito menor e consumindo muito menos energia, substituísse as válvulas na maioria das aplicações eletrônicas. O transistor contribuiu para todas as invenções relacionadas, como os circuitos integrados, componentes opto -eletrônicose microprocessadores. Praticamente todos os equipamentos eletrônicos projetados hoje em dia usam componentes semicondutores.
As vantagens sobre as difundidas válvulas eram bastantes significativas, tais como:
•Menor tamanho
•Muito mais leve
•Não precisava de filamento
•Mais resistente
•Mais eficiente, pois dissipa menos potência
•Não necessita de tempo de aquecimento
•Menores tensões de alimentação.
Hoje em dia as válvulas ainda sobrevivem em alguns nichos de

Relacionados