INTRO VIH
Introdução 2
1. Vírus da Imunodeficiência Humana 3
1.2 Estrutura e genoma 4
1.3 Ciclo de replicação 5
1.4 Transmissão do VIH 5
1.5 Prevenção transmissão vertical mãe-filho 6
1.6 Transmissão de mãe para filho 6
1.7 Tratamento durante a gestação 6
1.8 VIH e medicamentos antirretrovirais 7
1.9 Infeção múltipla e imunidade 8
1.10 Sinais e sintomas 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
O presente trabalho retrata sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana, é um lentivírus que está na origem da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma condição em seres humanos na qual a deterioração progressiva do sistema imunitário propicia o desenvolvimento de infeções oportunistas e cancros potencialmente mortais.
A infeção com o VIH tem origem na transferência de sangue, sémen, lubrificação vaginal, fluido pré-ejaculatório ou leite materno. O VIH está presente nestes fluidos corporais, tanto na forma de partículas livres como em células imuntárias infectadas.
1. Vírus da Imunodeficiência Humana
A infeção por VIH em seres humanos é atualmente uma pandemia. Cerca de 0,6% da população mundial está infetada com o VIH. Entre 1981 e 2006, a SIDA foi responsável pela morte de mais de 25 milhões de pessoas. Um terço destas mortes ocorreu na África subsariana, atrasando o crescimento económico e aumentando a pobreza. Até 2013, estimou-se que 78 milhões de pessoas foram contaminadas, 39 milhões das quais morreram.
O VIH infecta células vitais no sistema imunitário, como os linfócitos T auxiliares CD4+, macrófagos e células dendríticas. A infeção por VIH provoca a diminuição do número linfócitos T CD4+ através de diversos mecanismos, entre os quais a apoptose de células espectadoras, a morte viral direta de células infectadas, e morte de linfócitos T CD4+ através de linfócitos T citotóxicos CD8 que reconhecem as células infetadas. Quando o número de linfócitos T CD4+ desce abaixo do limiar aceitável, o corpo perde a imunidade mediada por células e torna-se